sexta-feira, 24 de setembro de 2010

jheivyannya fução do presidente

Função do presidente

E-mail Imprimir PDF

Na hora de votar é importante saber para que serve cada cargo político. Uma das coisas mais importantes em que temos é a força do nosso voto, através dele podemos eleger pessoas para representante de poderes em que possivelmente acreditamos que vão desempenhar um bom trabalho e utilizar principalmente o dinheiro que é arrecadado dos impostos, pagos por nós, para fazer melhorias na educação, saúde, dentre outras coisas mais. Para isso o Jornal Expresso do Norte preparou reportagens especiais para informar a função de cada político, primeiro foi a de deputado estadual e federal, depois informamos o papel do governador e senador e finalizamos nessa edição com a função do Presidente da República. Você, leitor, sabia que o presidente tem a função de zelar pelos direitos da soberania nacional? Que o mandato de um presidente já foi de cinco anos? Bom, respondemos essa pergunta e agora vocês já conhecem um pouco mais sobre os principais poderes representativos em nosso país, sabe das funções dos poderes que cuidam para manter a ordem em nossa nação. O poder do voto dá a possibilidade pra que possamos fazer do nosso país um lugar melhor para os nossos filhos, netos, e etc. Pense e vote consciente.

Presidente:

Numa república presidencialista, o presidente é a autoridade máxima do Poder Executivo e da República, cabendo a ele as tarefas de Chefe de estado e o Chefe de governo. Nas repúblicas parlamentaristas cabe a ele apenas a Chefa de Estado. Normalmente o presidente também é o Comandante em Chefe das Forças Armadas.

O cargo de Presidente também é utilizado para indicar a autoridade máxima em empresas, quando sociedades anônimas no Brasil, em conselhos, tribunais e outras organizações.

O termo deriva do latim præ sidere, “sentar à frente” — porque o ato de presidir assembleias era (como ainda o é) feito sentando-se a uma mesa diretora situada à frente dos demais integrantes.

No Brasil, para que um cidadão possa concorrer ao cargo de Presidente deve ser brasileiro nato, ter no mínimo 35 anos, ter o pleno exercício dos direitos políticos, ser eleitor, ter domicílio eleitoral no Brasil e estar filiado a algum partido político. Também não pode ter substituído o atual Presidente nos seis meses anteriores ao pleito.

Caso o presidente esteja ausente, quem assume o poder é o Vice-Presidente, seguido do Presidente da Câmara dos Deputados, Presidente do Senado e Presidente do Supremo Tribunal Federal.

O nosso presidente da República tem poder e também autoridade máxima mediante o poder executivo nacional.

Atribuições:

-Tem a função de zelar pelos direitos da soberania nacional;

-Mantem relações com os estados estrangeiros;

- Mediante a autorização do Congresso Nacional pode declarar guerra a uma outra nação;

- Nomear os ministros, que o auxiliam na administração do país em funções como: planejamento de estratégias nacionais e setoriais para o desenvolvimento econômico, social e urbano; administração dos setores de infraestrutura como serviços de energia e telecomunicações; emissão de moedas; administração de reservas cambiais e fiscalização de operações financeiras. O Presidente da República também é responsável por nomear ministros para áreas de cultura, educação, trabalho, saúde, meio ambiente, agricultura, indústria, justiça entre outros;

- Executar o orçamento formulado, em conjunto com o Congresso Nacional (composto por deputados federais e senadores);

- Comandar as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica).

Nomear o cargo de Presidente do Banco Central, além dos órgãos máximos do Poder Judiciário como os Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos demais Tribunais Superiores;

- Propor e aprovar (sancionar) as leis votadas pelo Congresso Nacional.

Edição Impressa Nº 414

Capa-00

Colunistas

Nothing like the holidaysLeunan Gomes
Primeiro Plano
Becco do Cotovelo Expedito Vasconcelos
Beco do Cotovelo
Ana Clbia Ana Clébia
Primeira Classe
Tupinambá Marques Tupinambá Marques
Babá do Becco
artemisio Artemísio da Costa
Poucas & Boas


Nenhum comentário:

Postar um comentário